domingo, 7 de março de 2010

Relatório nº 1: Amizade




Senhor,

Sabes que há muito venho cumprindo a missão que me destes. Observar não é fácil. Mas não penses que venho por este relatório queixar-me da tarefa recebida. Não é isso. Venho observar acerca do observado.
Nesses 22 anos de existência muitas coisas me chocaram ou sensibilizaram ou instigaram ou meio-que-tudo-isso. Porém, nada me fascina mais do que os relacionamentos humanos. E dentre eles, a Amizade.
Bem sabes que a Amizade é uma coisa bastante intrigante, Senhor. É incrível como em um determinado ponto de suas jornadas, duas pessoas se encontram, se reconhecem e dali em diante se dispõem a um relacionamento sincero e despretensioso. Mas não são todos que conseguem ser e ter amigos. É preciso ser generoso para ser amigo, Senhor. É preciso ser disposto, estar atento, ser necessário. Às vezes é preciso até ter 'super-poderes' para adivinhar que o seu fraterno te necessita apenas com um olhar, com uma palavra.
A Amizade não consiste em um contrato de tempo determinado, Senhor. Pode durar uma semana, um mês ou uma vida. E nunca é esquecida. Sempre está preservada em fotos, cartas, declarações, presentes materiais ou não. E é isso que torna a vida dos humanos mais completa, menos solitária. Se me permites o direito a uma humilde opinião, o amigo é uma das Tuas criações mais belas. Acima de tudo porque um amigo não espera nada em troca. E é isso que mais me inquieta. A despretensão do sentimento. É amigo porque o é. Simples. E na grande maioria vezes, um amigo nem sabe a importância que tem para o outro... Já vi muitos amigos salvando vidas, Senhor! E nem sequer se deram conta disso... Ah, se o amor entre os homens fosse assim... Ninguém sofreria por sentimento tão belo (mas este tema fica para o próximo relatório).

E é por tudo isso é que encerro meu relatório com uma súplica, Senhor: que bem-aventurados sejam os amigos, e que no mundo nunca faltem!


"É tão forte quanto o vento quando sopra
tronco forte que não quebra, não entorta..."

[Podes Crer - Cidade Negra]



*Para as amigas que salvaram a vida da observadora!*

Nenhum comentário:

Postar um comentário